domingo, maio 07, 2006


Porque sons?

Você já se deu conta de como os sons estão presentes na nossa vida?
Tudo o que se move produz sons. Você produz sons ao respirar, ao passar as mãos nos cabelos ou sobre a pele. Suas roupas produzem sons, o ar, a água, tudo produz sons. Alguns mais intensos do que outros, alguns bastante audíveis, outros não podem ser percebidos pelos nossos ouvidos. Mesmo pessoas com deficiência auditiva podem perceber os sons, pois estes são produzidos por vibrações, que podem ser sentidas por todo o corpo, não só pelos ouvidos.

Como estamos cercados por sons o tempo todo, muitas vezes não conseguimos perceber como eles nos afetam. Imagine que você está olhando uma paisagem. Dificilmente você irá perceber todos os detalhes de maneira precisa assim que você olhar. É preciso refinar o olhar, deter-se em determinados pontos, aguçar os sentidos. E mesmo assim, algumas coisas estarão muito distantes para que se possa perceber com clareza seus contornos, a luz pode não ser suficiente, ou então, demasiada. O mesmo acontece em relação à “paisagem sonora”, ou aos sons que nos cercam. Será que paramos com a devida atenção para percebê-la em detalhes? Nos ocupamos dela com a devida atenção?

Um outro exemplo: provavelmente você decora e arruma sua casa e, se possível, o local de trabalho, ou aquele “cantinho especial” de uma maneira que seja agradável a você. Escolhe cores, coloca objetos, plantas, flores, quadros, fotos... coisas que personalizem esse ambiente e o tornem especial e acolhedor. Você tem o mesmo cuidado ao escolher os sons que freqüentam a sua vida? Cria “cantinhos de som”, ambientes sonoros agradáveis?

Pense nisso.

1 Comments:

At 6:57 PM, Blogger Unknown said...

Olá simone. Gostei muito das matérias, gostaria de conversar mais com vc sobre este assuntos de sons e bebês. Você poderia me passar algumas biografias? Me escreva, por favor. Parabésn. Abçs

 

Postar um comentário

<< Home